domingo, 28 de julho de 2013

Qual o som das coisas no espaço?

Se você assistiu "2001: Uma Odisseia no Espaço", com certeza deve se lembrar da cena épica em que uma batalha é travada no espaço, porém nenhum som é emitido. Isso porquê Stanley Kubrick sempre esteve muito além de sua época e sabia que o espaço é um grande (grande mesmo) vácuo, logo o som não se propaga nele. Isso quer dizer que nossos ouvidos no espaço não captariam os sons, porque as ondas não chegariam neles. Mas não quer dizer que certas ondas eletromagnéticas não possam ser captadas. Temos muitos olhos no espaço. Mais e mais telescópios dotados de microfones propositalmente sensíveis por toda parte, e foi com eles que os sons do vídeo abaixo foram captados. Nele, eu fiz uma coletânea de como são os sons dos planetas "ouvidos" do espaço. Acompanhe:


BÔNUS: O Cheiro do Espaço.
Sim, caro leitor, o espaço também tem cheiro. Mas como se cheira o espaço? Você não cheira, mas após os astronautas voltarem para a estação espacial, podem sentir o cheiro impregnado na roupa. E o espaço tem cheiro de que? Já disseram carne queimada, ou metal quente, ou pólvora (por ser sulfuroso), ou fumos de solda, ou algo “metálico e doce”. Apesar de cada opinião diferente ser de certa forma parecida, você já percebeu que o cheiro não é dos melhores. E realmente não é. A NASA quer descobrir o cheiro exato para poder reproduzir aqui na terra. O intuito desse projeto que parece loucura (afinal reproduzir um cheiro horrível é algo bastante estranho) é simplesmente fazer com que os futuros astronautas se acostumem com o odor e não sejam pegos de surpresa.
Um químico de aromas foi contratado para reproduzir o tal cheiro e disse com o que se parece: "Imagine pés suados e odor corporal, misture isso com removedor de esmalte e gasolina... Então, é quase isso."
O espaço é como algumas garotas que eu conheci; fascinantes, mas fedem.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Comente. É de graça e ajuda o moderador a criar conteúdo de qualidade para você. Todo mundo sai ganhando.