terça-feira, 30 de julho de 2013

O bicho mais estranho do mundo #3 - Veado Dentes-de-Sabre

Tigres Dente-de-Sabre são notórios (e extintos), mas outro bicho com dentes de sabre, igualmente macabro, existe. E não é um predador, mas um humilde herbívoro: O Veado Almiscareiro.


Veados tendem a ter dentes relativamente planos, adaptados para comer plantas grossas. Entretanto, o almiscareiro mais primitivo forma um grupo de sete espécies unguladas restritas da Ásia. Veados Almiscareiros são nomeados assim por suas glândulas de cheiro, mas ganham muito mais destaque por possuir enormes presas ao em vez de chifres. Essas presas chegam a 10 centímetros (4 centímetros ficam dentro da boca), e não surpreendentemente, crescem mais nos machos.

Os machos usam suas "presas de vampiro" para disputas territoriais e de acasalamento. Embora seja herbívoros, focados em líquens e plantas verdes, essas parentes primitivos dos verdadeiros Veados também podem se alimentar de fungos de vez em quando. Os Almiscareiros do Himalaia, podem ser encontrados em altitudes bastante elevadas. Na ocasião, pandas gigantes podem se alimentar desses animais. Os Almiscareiros Siberianos, ao contrário, habitam em terras baixas.

Infelizmente, essas criaturas interessantes e assustadoras estão correndo risco de extinção devido a caça ilegal. Os esforços de conservação e métodos anti-caça são essenciais para evitar que o "Veado Dentes-de-sabre" não siga o mesmo caminho do Tigre Dentes-de-Sabre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. É de graça e ajuda o moderador a criar conteúdo de qualidade para você. Todo mundo sai ganhando.